Bahia, 30 de novembro de 2024 às 07:35 - Escolha o idioma:

Lula afirma que fome voltou porque ‘Bolsonaro não trabalha mais’


Publicado em: 16 de setembro de 2022


Candidato a presidente ressaltou que as gestões do seu partido, duas com ele como presidente, tiraram 36 milhões de pessoas da miséria absoluta

 

Durante evento de campanha em Montes Claros (MG), o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU.  Em entrevista, o petista afirmou que a insegurança alimentar cresceu por culpa do atual governo. Segundo ele, o problema aconteceu porque o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsoanro “não trabalha mais”.

“O que a gente está percebendo é que ele não trabalha mais. Ele nunca governou. Agora ele não governa e não trabalha”, disse Lula, que também criticou o corte de verbas para o programa Farmácia Popular no orçamento do próximo ano.“O governo prefere ficar contando lorotas, prefere ficar contando mentiras do que governar.” Lula lembrou ainda que o valor de repasse do governo federal para a merenda escolar está há cinco anos sem reajuste.

“Quem está com fome precisa comer, e o governo tem que trabalhar de forma muito rápida para aumentar a capacidade produtiva do país, para baratear o custo do alimento e, para aquelas pessoas que não podem comprar, até  dar o alimento, sem nenhum bandido ameaçando a liberdade política de qualquer pessoa que precisa de uma cesta básica”, defendeu.

Segundo o ex-presidente, os governos do PT (dois dele como presidente e dois tendo à frente a ex-presidente Dilma Rousseff) fizeram com que 36 milhões de pessoas saíssem da miséria absoluta e outros 42 milhões atingissem poder de consumo de classe média baixa. Para Lula, como maior produtor de carne do mundo, o país não pode ter cidadãos na fila do açougue “em busca de osso para a sopa ou comendo carcaça de frango, pescoço e pé por não ter dinheiro para compra peito de frango ou sobrecoxa”.