Bahia, 22 de outubro de 2024 às 12:05 - Escolha o idioma:

Lula e Arthur Lira iniciam tratativas para Centrão integrar base do governo


- Crédito da Foto: Reprodução - Publicado em: 10 de julho de 2023


Por telefone, eles sinalizaram a intenção de concretizar a união

 

Após meses de uma relação turbulenta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão finalmente encaminhando um acordo para que o Centrão passe a integrar a base aliada do governo no Congresso Nacional. Em um telefonema na sexta-feira (7), os dois sinalizaram a intenção de concretizar a união.

De acordo com ‘O Valor’, Lula teria se comprometido, durante a conversa, a acomodar o grupo em cargos na Esplanada dos Ministérios. Entre os espaços de interesse do Centrão estão a Caixa Econômica Federal, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e órgãos como os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social.

O ‘namoro’ do presidente com o Centrão começou já na última quarta-feira (5), antes da votação da reforma tributária. Na ocasião, deputados do grupo chegaram a se reunir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e informaram que o grupo tem interesse de passar a integrar a base governista se o Planalto ceder cargos e espaço na estrutura federal.

Apesar da reunião com Padilha, foi apenas o telefonema entre Lula e Lira que teria simbolizado o aval. Na conversa, no entanto, Lula explicou que não conseguiria negociar cargos às vésperas de votações tão importantes, mas pediu que Lira garantisse a aprovação para que, em seguida, ele iniciasse as negociações. As conversas sobre os cargos devem começar na próxima semana, durante o recesso parlamentar.

Essa negociação tem sido fundamental para que presidente da Câmara acelere as votações de interesse do Planalto antes do recesso da Casa. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a reforma tributária e o projeto que muda a regra de empate nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).