Bahia, 21 de novembro de 2024 às 03:26 - Escolha o idioma:

Lula estava no Alvorada com ministros e chefe da PF durante explosão em frente ao STF


- Crédito da Foto: Ricardo Stuckert - Publicado em: 14 de novembro de 2024


Francisco Wanderley Luiz, 59, morreu em frente à sede da corte após detonar artefatos junto ao corpo

 

O presidente Lula (PT) estava reunido com ministros dos STF (Supremo Tribunal Federal) no Palácio do Alvorada durante as explosões na praça dos Três Poderes, em Brasília. Todos ficaram em segurança, aguardando desdobramentos, segundo o portal UOL.

Participaram do encontro Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Por medidas de segurança, eles ficaram na residência oficial, com segurança reforçada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e pelo Exército, conforme o UOL.

A situação se manteve tranquila, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social). O diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também estava no local.

Lula já tinha deixado o Planalto no momento da explosão. Nesta quinta (14), estava prevista a cerimônia de entregas de cartas credenciais de embaixadores no Palácio do Planalto. Não há confirmação de que o evento será mantido, mas ele deve ir ao Rio de Janeiro para o G20 no final do dia.

Segundo o GSI, houve reforço nos palácios do Planalto, do Alvorada e do Jaburu. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que reside no último, está no Azerbaijão, representando o governo na COP29.

Até então, a situação está controlada. A Esplanada dos Ministérios foi bloqueada e o GSI segue monitorando toda movimentação próxima aos palácios de governo, para identificar possíveis ameaças.

Em uma das duas explosões, o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, 59, morreu em frente ao STF, após detonar artefatos junto ao corpo. O esquadrão antibombas está realizando uma varredura no local.

A outra bomba foi detonada no entorno da Câmara dos Deputados. As explosões aconteceram no início da noite desta quarta-feira (13). A praça dos Três Poderes foi isolada.