Bahia, 20 de novembro de 2024 às 08:30 - Escolha o idioma:

Mesmo sem data definida para vacinação, prefeitura de Feira de Santana já está pronta para campanha


Publicado em: 24 de dezembro de 2020


 

Em Feira de Santana a estrutura de vacinação já está pronta, conforme garantiu o prefeito Colbert Martins.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na quarta-feira (23) que as constantes mudanças de cenário dificultam a definição de um cronograma de vacinação contra o novo coronavírus no Brasil. Segundo ele, o governo está negociando “todos os dias” com as diversas empresas que desenvolveram imunizantes contra a doença.

Enquanto a campanha de vacinação não é iniciada, cabe os estados e prefeituras se prepararem para quando receberem as doses estejam prontos para iniciar a imunização da população. Em Feira de Santana a estrutura de vacinação já está pronta, conforme garantiu o prefeito Colbert Martins durante  entrevista coletiva.   

“A nossa estrutura de vacinação está pronta e na hora que vier as vacinas, da mesma forma que fazemos vacinas permanentes na rede, nós vamos ampliar para vacinarmos em toda a rede municipal, nas 173 áreas que temos aqui em Feira de Santana. O importante é que essa vacina possa chegar. Nossa rede de frio está pronta para as vacinas como a da Pfizer que exige uma temperatura muito mais baixa”, disse.

A médica infectologista Melissa Falcão destaca que a prefeitura já está equipada para armazenar e distribuir as vacinas nos postos de vacinação.

????????????????????????????????????

“Em relação a vacina nós não temos como adiantar nada até a liberação da Anvisa e a gente não consegue comprar diretamente como município, isso é feito pelo governo federal e pelo Estado da Bahia que é quem vai organizar a vacinação e distribuir para os municípios. Assim que isso for feito, o que a gente já tem visto para se organizar é a disponibilidade de Freezer a 70% , caso seja liberada a vacina que precise desse equipamento para armazenar no município e fazer essa distribuição. A gente ainda não tem uma previsão de quando isso vai acontecer, porque a gente ainda não tem essa liberação da Anvisa fazer o uso na população, depois que essa medida for liberada a gente depende da aquisição pelo governo federal e pelo governo da Bahia para distribuir para o nosso município”, disse.

Até agora, ao menos nove países já começaram a imunizar a população contra a Covid-19. O Reino Unido foi o primeiro país a usar a vacina da Pfizer/BioNTech, seguido de Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita e Israel. Ao todo, mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas. A Rússia usa a vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya, para imunização em massa. O governo disse que mais de 200 mil pessoas foram vacinadas. A China usa doses das candidatas da Sinovac e Sinopharm (as duas são fabricadas no país).