- Crédito da Foto: Montagem: bahia.ba/fotos Jorge Jesus - Publicado em: 18 de setembro de 2024
Geraldo Junior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) estão tecnicamente empatados pela margem de erro
Pesquisa Quaest encomendada pela TV Bahia e divulgada na noite de terça-feira (17) aponta vitória de Bruno Reis (União Brasil) no primeiro turno das eleições de Salvador. Candidato à reeleição, o prefeito pontua 74% das intenções de votos válidos (cenário estimulado – quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos).
O índice é maior do que o apurado pelo instituto na primeira edição, publicada em 27 agosto, quando o Bruno Reis pontuou 66% das intenções de voto. Candidato pelo MDB, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) aparece com 6%, o que representa queda de 3% em comparação com a amostragem anterior, quando teve 9%.
O candidato Kleber Rosa (PSOL) se mantém na terceira posição, com 4% das intenções de voto, mesmo percentual da primeira pesquisa. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Geraldo, Kleber Rosa e Victor Marinho (PSTU) – que pontuou 1% – estão tecnicamente empatados.
Os candidatos Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP) e Silvano Alves (PCO) não pontuaram na amostragem divulgada nesta terça. Na pesquisa de agosto, eles pontuaram 1% das intenções de voto.
No levantamento publicado hoje, os indecisos somaram 6% (eram 5% na pesquisa anterior). Outros 9% declararam votos brancos e nulos ou não vão votar, índice que era de 12% na primeira pesquisa.
O instituto Quaest diz que ouviu 900 pessoas com 16 anos ou mais; a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01787/2024.
Bruno Reis: 47% (eram 29% na pesquisa anterior)
Geraldo Júnior: 3% (mesmo índice da pesquisa anterior)
Kleber Rosa: 3% (1% na pesquisa anterior)
Giovani Damico: não pontuou nas duas pesquisas
Eslane Paixão: não pontuou nas duas pesquisas
Silvano Alves: não pontuou nas duas pesquisas
Victor Marinho: não pontuou nas duas pesquisas
Indecisos: 43% (eram 63% na pesquisa anterior)
Branco/Nulo/Não vai votar: 4% (mesmo índice da pesquisa anterior)
Bahia.ba