Bahia, 28 de novembro de 2024 às 04:39 - Escolha o idioma:

O impasse do Republicanos no jogo de Roma contra ACM Neto


Publicado em: 25 de janeiro de 2022


Uma das perguntas de R$ 1 milhão que ronda a política baiana nos últimos tempos é a seguinte: o Republicanos vai mesmo topar a parada e lançar João Roma candidato a governador em detrimento da relação com ACM Neto (DEM), outro pré-candidato ao Palácio de Ondina? Contrariando as expectativas dos caciques locais da legenda e numa dinâmica de cima para baixo (DF – BA), eu digo que sim. Se a campanha começasse hoje, esse cenário estaria traçado.

O partido sofre com seus dilemas, pois o fruto da vinculação da sigla com Neto garantiu um senhor espaço na prefeitura de Salvador, hoje capitaneada por Bruno Reis (DEM). Numa forma de retaliação, por ser um fiel sucessor do neto de ACM, Reis poderia até tesourar os espaços ocupados, mas também não teria uma sigla municipal de peso para articulações futuras.

A legenda da Igreja Universal deve ter um caminho na seara estadual e outro na municipal e isso não incomodaria Roma e os demais. Vejamos: Bruno Reis já se beneficia de cenário semelhante com o Podemos, de Bacelar. O deputado federal está com Rui Costa (PT), mas todos seus vereadores estão na base do prefeito opositor ao governo petista. (Fonte: Victor Pinto é jornalista, especialista em gestão de empresas em radiodifusão).