Publicado em: 1 de janeiro de 2018
Os alemães raramente estiveram tão divididos, afirmou a chanceler Angela Merkel em seu discurso de Ano Novo para 2018.
O país europeu está em uma espécie de limbo no campo político desde setembro porque Merkel não consegue formar uma coalizão para governar. Sua primeira tentativa, chamada “Coalizão Jamaica”, fracassou, e agora a expectativa é de uma aliança com o Partido Social Democrata Alemã (SPD).
“Alguns estão falando sobre uma divisão que atravessa nossa sociedade”, disse a chanceler.
Merkel reconheceu a preocupação da população, mas disse que o clima é de otimismo.Ela afirmou que leva muito a sério o “mandato” investido pelos votos, “especialmente quando o assunto é formar rapidamente um governo estável para a Alemanha no novo ano”. Merkel também citou entre suas prioridades a necessidade de proteger a prosperidade, melhorar a educação e o uso de tecnologias digitais, garantir a segurança e fortalecer as famílias e os cuidados dos idosos.
A chanceler ressaltou a necessidade de os países europeus trabalharem de forma mais próxima para defender as fronteiras externas do continente, comprometendo-se a trabalhar com a França para “tornar a Europa adequada para o futuro”.
Merkel rebateu as críticas de que seria uma “traidora” ao dizer que os cidadãos precisam ter mais foco nos pontos que têm em comum e “respeitarem-se novamente”.