Bahia, 28 de novembro de 2024 às 13:49 - Escolha o idioma:

Otan tem reunião de cúpula no dia em que guerra completa um mês


- Crédito da Foto: reprodução CNN Brasil - Publicado em: 24 de março de 2022


Líderes da organização devem propor envio de tropas adicionias a quatro países do leste europeu

 

Um dos pivores dos conflitos que resultaram na guerra da Ucrânia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realiza nesta quinta-feira (24) uma reunião de cúpula presencial. O encontro acontece exatamente um mês depois do início dos bombardeios no país do leste europeu.

A Otan deve propor em conjunto o envio de tropas adicionais para quatro países próximos da guerra, segundo o secretário-executivo Jens Stoltenberg e a embaixadora dos Estados Unidos na Otan, Julie Smith. Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem pedido apoio militar da Otan, mas o país – que chegou a cogitar se associar a Otan – não integra a organização.

Em coletiva realizada na quarta-feira (23), Stoltenberg informou que o próximo passo será o lançamento de novos batalhões na Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia. “Com nossas forças existentes nos Países Bálticos e Polônia, isso significa que teremos oito batalhões da Otan no flanco leste, dos Países Bálticos ao Mar Negro”, disse.

Segundo Stoltenberg, já são 140 mil militares da Otan mobilizados em decorrência da tensão na região, sendo 100 mil dos Estados Unidos e 40 mil das forças do comando da organização. “Tudo com apoio por mar e ar, além de forças no Mediterrâneo e na área norte”, completou o secretário-executivo.

Fonte: CNN Brasil