Publicado em: 4 de outubro de 2021
Ministro da Economia e presidente do Banco Central possuem offshore com investimento ativos em paraíso fiscal
Membros da Oposição no Congresso Nacional cobram uma atitude do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, após as investigações da Pandora Papers revelarem que Guedes possui uma offshore com investimento ativos em um paraíso fiscal.
Alguns parlamentares oposicionistas pediram a demissão do ministro e outros articulam a convocação do ministro e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também citado no Pandora Papers por offshore no exterior.
A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta dos ministros também é uma possibilidade ventilada pelos oposicionistas.
O líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o bloco convocará Guedes e Campos Neto para depor, além de apresentar uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Líder da Minoria na Câmara Federal, o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) defendeu a exoneração do ministro da Economia. O parlamentar fluminense o acusou de “roubar dinheiro público”.