Bahia, 20 de setembro de 2024 às 04:07 - Escolha o idioma:

Paraná Pesquisas: Moro lidera sondagem para o governo do PR


- Crédito da Foto: Créditos: Hugo Barreto/Metrópoles - Publicado em: 13 de agosto de 2024


Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que o senador Sergio Moro , ex-juiz da Lava Jato, lidera as intenções de voto para o governo do Paraná e, em um dos cenários, ele levaria a disputa logo no primeiro turno.

Segundo o instituto, Moro teria 41,3% dos votos contra 17,2% do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD). Cida Borghetti (PP) – esposa do ex-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Ricardo Barros (PP) – teria 11,2% e primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), teria 9,2% conforme a sondagem. O ex-deputado Ênio Verri (PT) aparece com 5,2% e o vice-governador Darci Piana, na lanterna, com outros 1,8%.

Nesse primeiro cenário, votos brancos e nulos somam 9% e as pessoas que não sabem ou não responderam somam 5%.

Quais outras hipóteses de vitória do ex-juiz?

Em um segundo cenário, com o ex-deputado Marcelo Belinati (PP), Moro continua na liderança com 41,8%. Greca soma 17,9%, Curi teria 9,7%, Belinati somaria 8,8%, Ênio Verri teria 5,2% e Piana outros 1,7%.

Nessa segunda simulação, votos brancos e nulos responderiam por 9,6% dos eleitores paranaenses; os que não responderam somam 5,3%.

Moro poderia também vencer já em primeiro turno

O Instituto Paraná Pesquisa ainda fez uma terceira simulação para o governo do Paraná excluindo-se os representantes do PP. Nesse caso, Moro teria condições de vencer a disputa já no primeiro turno.

Segundo o Paraná Pesquisas, neste cenário Moro teria 44,6% das intenções de voto contra 19,8% de Rafael Greca, 10,9% de Alexandre Curi, 5,8% de Ênio Verri e 2% de Darci Piana.

Para a realização da pesquisa de intenções de voto, foi utilizada uma amostra de 1508 eleitores em 64 municípios. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

O antagonista