Publicado em: 24 de agosto de 2019
Arthur Virgílio participou do “Painel dos prefeitos”, no último dia da Semana do Clima, organizada pela ONU em Salvador
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, alertou para o risco de uma intervenção militar estrangeira na Amazônia, em função do grande número de queimadas.
“O mundo não tolerará uma governança irresponsável sobre a Amazônia. O Brasil corre o risco de sofrer boicotes de seus produtos agrícolas. E sofre um brutal desgaste diplomático. Podemos ter problemas de ordem militar, assunto que estava afastado desde a década de 1950”, disse o gestor nesta sexta-feira (23), durante o “Painel dos prefeitos”, no último dia da Semana do Clima, organizada pela ONU em Salvador.
O debate foi mediado pelo prefeito ACM Neto, que destacou o papel das administrações municipais no cumprimento do Acordo de Paris.
“As cidades, que estão atuando em rede, têm assumido um papel protagonista com políticas públicas e ações na área climática. É fundamental que as cidades estabeleçam compromissos de médio e longo prazo para que o Acordo de Paris não fique apenas na intenção. Os pontos do acordo precisam ser executados. E quem está na ponta desse processo, desse mundo cada vez mais urbano, são os prefeitos”, declarou Neto.
Estiveram presentes no evento os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas; Curitiba, Rafael Greca; Recife, Geraldo Júlio; e de Campinas, Jonas Donizette. Também participou do debate a prefeita de Arima (Trindade e Tobago), Lisa Morris Julian.