Publicado em: 22 de março de 2020
Declaração foi feita pelo prefeito em um vídeo compartilhado em várias redes sociais no sábado (21).
O Prefeito Colbert Martins divulgou um vídeo, no sábado (21), conscientizando a população sobre a importância de seguir as recomendações de controle da transmissão do coronavírus. Exibindo um gráfico, ele explicou que caso muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo e precisem de internação, não haverá leitos para receber todos os pacientes na cidade.
Preocupado, ele inicia o vídeo justificando as medidas que precisou tomar como fechamento do comércio e suspensão de serviços, e em seguida ele declara que, conforme saem os relatórios, mais claro fica que o número de infectados na cidade pode aumentar. No momento há seis casos confirmados em Feira de Santana, porém, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 66 pacientes estão aguardando resultados de exames do Laboratório Central da Bahia (Lacen)
“É preciso ser transparente e claro. Conforme os relatórios que estão sendo divulgados, fica claro para nós todos da área de saúde que muita gente será infectada. Para a grande maioria das pessoas, os sintomas não passarão de uma gripe comum, mas uma porcentagem dessas pessoas precisarão de atendimento em hospitais. Nosso grande objetivo com a suspensão de muitos serviços e com o isolamento social, é fazer com que as pessoas não sejam contaminadas todas ao mesmo tempo. Se mil pessoas forem infectadas e uma pessoa precisar de atendimento em hospital precisamos de dez vagas. Mas, se não tivermos nenhum controle e dez mil pessoas forem infectadas, vamos precisar de 100 leitos e assim progressivamente. Quanto mais pessoas forem contaminadas simultaneamente, mais gente teremos que internar e nós não temos essa estrutura toda de atendimento”, declarou.