- Crédito da Foto: Agência Andina - Publicado em: 7 de dezembro de 2022
Pedro Castillo disse ainda que convocará novas eleições e decretou toque de recolher no país a partir das 22h. Em pronunciamento na TV, Castillo, que sofre processo de impeachment, afirmou ter tomado a decisão ‘para restabelecer estado democrático de direito’.
Presidente do Peru anuncia a dissolução do congresso
O presidente do Peru, Pedro Castillo, instituiu na quarta-feira (7) um “governo de exceção no país”, anunciou a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições.
Castillo, que responde a um processo de impeachment , declarou ainda estado de emergência no Peru e impôs um toque de recolher em todo o país.
Em um pronunciamento na TV aberta, o líder peruano disse ter tomado a decisão de estabelecer “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”.
No discurso, ele anunciou as seguintes medidas:
A dissolução do Congresso peruano é uma prática permitida pela Constituição do país e não é incomum que líderes peruados usem esse recurso. Em 2019, o então presidente do país, Martín Vizcarra, também dissolveu o Congresso e convocou novas eleições. O mesmo ocorreu em 1992, durante a gestão de Alberto Fujimori.
O Peru tem um sistema político diferente da maioria dos países da América Latina.
Por g1