Bahia, 24 de novembro de 2024 às 00:31 - Escolha o idioma:

Procuradores criticam STF por ordenar que PF faça buscas na casa de Janot


Publicado em: 28 de setembro de 2019


 

A ação ocorreu após o ex-procurador-geral revelar que já foi armado para uma sessão a fim de assassinar o ministro Gilmar Mendes

 

Por meio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), os procuradores brasileiros repudiaram nesta sexta-feira (27) o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Polícia Federal fizesse uma operação de busca e apreensão na residência do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A ação ocorreu após Janot revelar que já foi armado para uma sessão a fim de assassinar o ministro Gilmar Mendes.

“O STF não possui jurisdição sobre eventuais atos de Janot, não há contemporaneidade na suposta conduta e, o pior, a ordem foi emitida no âmbito de uma investigação inconstitucional”, declarou a nota da ANPR.

Os membros do MPF ainda lamentam que o episódio negativo possa servir de pretexto para ações que busquem enfraquecer a instituição, citando opiniões recentes de Mendes.

“As declarações do ministro do STF Gilmar Mendes, em defesa de mudanças na forma de escolha da chefia da instituição para que qualquer ‘jurista’ possa ser escolhido procurador-geral, mesmo que não pertencente à carreira, merecem também repúdio.”

Apesar das críticas à medida do STF e a Gilmar Mendes, segundo a Folha de S. Paulo, a associação disse repudiar atos de violência, praticados ou cogitados, como o de Rodrigo Janot.

“A democracia propicia, por meio do livre funcionamento das instituições, a eterna vigilância contra a barbárie, sendo fruto das conquistas civilizatórias o fato de que as divergências de ideias e diferenças pessoais sejam solucionadas a partir do diálogo, da conciliação ou mesmo do acionamento do sistema judicial para que ocorra a adequada resolução dos conflitos”.