Bahia, 19 de setembro de 2024 às 19:38 - Escolha o idioma:

Quem é melhor para a Bahia, Rui ou José?


Publicado em: 20 de julho de 2018


 

Ora, que respostas eu poderia dar a essa pergunta? Quem é melhor para a Bahia, Ronaldo ou Rui? A história recente desses dois políticos nos mostra, através da imprensa, que ambos trabalharam, Rui, pela Bahia como um todo, as inaugurações constantes, as conversas aqui e ali, um governo laborioso, olhou muito pelo interior e até fez grandes trabalhos pela capital. Diz-se que está muito bem apoiado, que o Dr. Oto Alencar é muito forte no interior da Bahia e, inclusive, se comenta que Rui Costa é favorito para ganhar a eleição em outubro.

O outro, conhecemos de perto, José Ronaldo tem 20 anos de grandes vitorias eleitorais, tem realizado nestes anos bons governos, saiu recentemente para se candidatar ao governo da Bahia e leva na bagagem muito prestígio, está apoiado pelo prefeito de Salvador que, segundo se sabe, é o “patrocinador” desta candidatura, ele que em principio seria o adversário de Rui Costa.

Quem é melhor para a Bahia? Quem dará esta resposta, com certeza, será o eleitorado que vai escolher um ou outro em outubro. Os debates me parece que serão acalorados, com certeza vai entrar em discussão o governo federal, o PT estará em voga e as promessas por certo dirão aos eleitores baianos qual o caminho a seguir.

Agora, se você me perguntar, “quem é melhor para Feira de Santana”? Esta resposta já se encontra pelas ruas, todos acham que José Ronaldo governador da Bahia deverá ser muito importante para nosso Município, pela sua história, pelo seu grande prestígio junto ao eleitorado de Feira de Santana. Muitos lembram como foi importante Antônio Carlos Magalhães ter escolhido o Dr. João Durval para ser governador, o quanto ele foi importante para Feira. São questões e mais questões levantadas e as respostas estão perto de serem dadas. Repito: o eleitorado é quem dirá “quem é melhor para a Bahia”.

NAS COMEMORAÇÕES DO 2 DE JULHO: Esta data tão importante e tão explorada pelos, políticos os dois estiveram muito em evidência, José Ronaldo já participou da festa em diversos municípios, também esteve diretamente no ato de independência e acompanhou o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito Bruno Reis no desfile pelos bairros históricos de Salvador. José falou que “ o grande evento cívico baiano fortalece o sentimento de identidade e, sobretudo, a força da democracia”. E complementa sua fala dizendo que “o tema não poderia ser melhor e mais atual, a luta pela paz”. “Hoje vivemos uma situação de violência crescente no Estado da Bahia, que tem os índices mais altos no país”. E complementou exaltando o sentimento de baianidade, dizendo ‘todo

baiano deve se orgulhar de sua data magna, que representa a força de um povo, a resistência diante dos grandes desafios. E sublimou, o Brasil foi descoberto aqui, temos a primeira capital do país e confirmamos a independência de Portugal. A Bahia é a protagonista da História.

Ainda, nestes últimos dias, questionado sobre a formação da chapa que vai concorrer em outubro as eleições, José Ronaldo disse que “as definições com relação ao segundo nome de candidato ao senado, ao lado de Jutahy Júnior e do candidato a vice governador estão próximas de ser divulgadas, queremos o melhor para a Bahia e vamos apresentar os melhores nomes”, concluiu.

O GOVERNADOR RUI COSTA evitou política e enalteceu a tradição do 2 de Julho, Rui preferiu enaltecer a tradição de uma das datas mais festejadas na Bahia e se esquivou quando questionado sobre politica.

Já no quesito eleição, o governador Rui Costa disse que ainda não tem candidato a presidente da República, insistiu no nome de Lula que cumpre pena em Curitiba, e comentou – “Vamos aguardar para ver o que vai acontecer, “se depender de mim, o candidato é Lula”.

E sobre uma aliança com Ciro Gomes, o governador disse “não há definições, nos encontramos rapidamente, se tiver oportunidade, vamos conversar, mas não tem nada marcado, nada definido”.

Durante a caminhada, Rui Costa era só sorrisos, fez questão de atender a todos os que se aproximaram para cumprimenta-lo para dar um abraço e até tirar uma “selfie”. Até pétalas de rosas de uma militante, chegou ao governador.

QUEM SERÁ MELHOR PARA A BAHIA? Ficou sem resposta, para Feira de Santana, me parece José Ronaldo, para a Bahia só quem poderá dar esta resposta é o baiano, em outubro, quando acontece a eleição para governador. Quem viver, verá!

José Carlos Pedreira

Jornal Noitedia