- Crédito da Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE - Publicado em: 14 de fevereiro de 2023
A revista francesa L’Express elenca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos responsáveis pela crise humanitária enfrentada pelos índios Yanomami no Brasil. A matéria foi divulgada na quinta-feira, 9.
O texto responsabiliza a gestão de Bolsonaro por facilitar e encorajar o garimpo ilegal em terras indígenas. A publicação destaca ainda o episódio, ocorrido em 2021, em que o político chegou a visitar uma região de garimpo ilegal no estado de Roraima.
“O ex-presidente Bolsonaro deve saber algo sobre isso: como seu pai, ele próprio foi garimpeiro durante a juventude na famosa mina a céu aberto de Serra Pelada. Tendo se tornado chefe de estado, ele voltou a um local de extração – um gesto que os garimpeiros interpretaram como um sinal verde”, ressaltou a revista
Questões ambientais durante o governo Bolsonaro sempre foram rodeadas de polêmicas. Em 2020, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tentou afrouxar leis de preservação ambiental para facilitar, por exemplo, o desmatamento e a ocupação em áreas de manguezais e dunas.
“Passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, declarou Salles na época.
A situação dos Yanomami repercutiu no mundo após a divulgação de fotos de crianças em estado de extrema desnutrição. Afetada pelo garimpo ilegal, é estimado que mais de 20 mil garimpeiros ocupem a área indígena.
Por Bahia.Ba