Publicado em: 10 de maio de 2021
Informação foi confirmada nesta segunda-feira (10) pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas
Salvador deve receber mais 69 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech na madrugada de terça-feira (11). A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
O voo com o novo lote está previsto para desembarcar no aeroporto às 00h35. O secretário também sinalizou que mais doses da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca podem chegar na próxima semana.
“Há uma previsão de que até quinta-feira nós recebamos mais doses. Mas o Ministério [da Saúde] não tem conseguido garantir com antecedência o cronograma. Às vezes a gente fica sabendo no dia. Tem sido feito, como dizem, na base da emoção”, disse em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.
CoronaVac – Na ocasião, Vilas-Boas também comentou sobre as dúvidas da população a respeito da CoronaVac. A vacina está escassa no país, o que tem atrasado a aplicação da segunda dose – indicada para ocorrer entre 14 dias e 28 dias após a primeira aplicação.
Segundo ele, mesmo que o intervalo entre as doses ultrapasse a quantidade de dias indicados, não há prejuízo na imunização. “Tudo indica exatamente o contrário. Quanto mais nós distanciarmos a segunda dose, maior é a geração de anticorpos. O problema é que esse reforço, quando fica mais distante, o organismo fica exposto durante mais tempo ao vírus. A rigor, não há problema em receber mais tardiamente. A dose até será mais eficaz. No entanto, essa exposição prolongada, sem o reforço, é o que representa risco para as pessoas”, explicou.