Publicado em: 18 de janeiro de 2022
Solidão, sentimento que provoca profunda sensação de vazio e isolamento. É mais que querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não porque simplesmente se isola, mas seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme, algo que a pessoa se sinta útil, necessária, desejada, nunca rejeitada.
Solidão pode ser definida de diferentes maneiras dependendo do que a causa: Estar só: nesse caso, a pessoa está fisicamente sozinha; pode ser solitária, mas não experimenta sentimentos de solidão. … Além disso, experimenta sentimentos de inutilidade, rejeição, desânimo, hipoatividade, pouco contato visual…muitas vezes desencadeando problemas de saúde graves a exemplo de depressão.
Nesse sentido, sentir-se só acontece quando a pessoa não encontra formas significativas de ser útil, necessária, desejada, seja a si mesmo ou a um grupo, à sociedade. Tem a ver com a maneira que o sujeito vê e se vê no mundo. Está ligado com sensações de estranhamento, dificuldade de aceitação, abandono, substituição e de não pertencimento, situação mais presente entre as pessoas de meia-idade e idosa.
Faz-se necessário, termos cuidados com determinadas ações, atitudes que mesmo sem querer, machucam, magoam, deixam cicatrizes que jamais cicatrizarão.
É evidente que tudo isso sem deixar de respeitar o espaço do outro que tem direitos de novas amizades, grupos, mas precisamos ter cuidados com aqueles que amamos.
Finalizando, vale a pena citar alguns questionamentos do pensador Vinícius Kenther:
“O que o sofrimento está fazendo com as pessoas?
O que a solidão está fazendo com a população?
O ódio e o rancor nessa terra, cresce cada vez mais.
O sentimento e o afeto, a cada dia morrerá mais.
População acabando com a população,
Eis que aqui deixo a minha pergunta?
Onde está o famoso ajudar e amar o próximo?
Triste decepção”
Sérgio Carvalho