Bahia, 29 de novembro de 2024 às 14:50 - Escolha o idioma:

Trump faz modesta reforma policial ante protestos contra racismo e abusos


Publicado em: 17 de junho de 2020


 

O decreto busca promover “boas práticas” vinculando subsídios federais às mudanças dos regulamentos policiais em todo o país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (16) um decreto de reforma da polícia em resposta a onda de protestos contra o abuso e o racismo que sacode o país, ainda que não inclua itens gerais de mudança solicitados pelos manifestantes.

O decreto, anunciado dos jardins da Casa Branca, inclui a proibição de técnicas de estrangulamento como forma de imobilização, a menos que “a vida de um oficial esteja em perigo”, disse o presidente. Também “encoraja” as unidades policiais a adotar “os mais altos padrões profissionais”, acrescentou o mandatário republicano.

Ressaltando a vontade de restaurar a “lei e ordem”, ele também enfatizou a necessidade de “aproxima a polícia e a comunidade, e não mantê-los afastados”. Com este decreto, Trump disse frente a membros do governo, da polícia e de parlamentares republicanos – e com a notável ausência das famílias de vítimas da violência policial, com quem o presidente disse ter se reunido em caráter privado antes.