Publicado em: 22 de junho de 2020
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na segunda-feira (22) uma ordem executiva que suspende a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros. De acordo com o republicano, a medida vai servir para amenizar os riscos ao emprego dos norte-americanos após a pandemia do novo coronavírus.
A suspensão, que começa a valer nesta quarta-feira (24) e deve durar até o dia 31 de dezembro de 2020, interrompe a emissão dos vistos H-1B ou H-2B (Trabalhadores de áreas que requerem alto grau de especialização ou trabalhos temporários ou sazonais), J (Professores, pesquisadores e au-pair em regime de intercâmbio) e L (Profissionais transferidos internamente pela empresa).
A suspensão também vale para pessoas que acompanhariam esses profissionais no país. Essa medida, no entanto, não vai afetar os trabalhadores que já estejam com o visto válido em mãos, mesmo fora do território norte-americano.
“Trabalhadores americanos competem contra estrangeiros por empregos em todo setor de nossa economia, inclusive contra milhões de estrangeiros que entram nos Estados Unidos para atuar no trabalho temporário”, justificou o presidente.
A pandemia fez os Estados Unidos registrarem recorde nos pedidos de seguro desemprego entre abril e maio. No começo deste mês, porém, novos números mostraram queda na taxa de desemprego.