Bahia, 16 de setembro de 2024 às 16:31 - Escolha o idioma:

Uefs assina protocolo de intenções com a Bahiafarma


- Crédito da Foto: Ascom Uefs - Publicado em: 27 de agosto de 2024


Durante a cerimônia que celebrou  um ano da Política de Inovação da Bahiafarma, a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professora Amali Mussi, assinou o Protocolo de Intenções (PI), que marca o início da parceria formal entre o laboratório farmacêutico público e a Instituição. O acordo visa o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento de difusão de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com a reitora da Uefs, há mais de um ano a Instituição tem estreitado a relação com a Bahiafarma, com o intuito de retomar convênios e ampliar parcerias. 

“A assinatura desse protocolo busca investir em tecnologias para a área farmacêutica que é de extrema importância para a nossa Universidade. O dia de hoje é histórico para a Bahia e nós vamos caminhar juntos para que o desenvolvimento da ciência e tecnologia esteja cada vez mais firme em nosso estado”, garantiu.

Durante o pronunciamento que fez na cerimônia, a diretora presidente da Bahiafarma, Ceuci de Lima, ressaltou a pertinência dessa parceria estabelecida com as universidades. 

“Temos muito a comemorar. Esse passo é de extrema importância para a pesquisa de novos insumos que poderão ser utilizados para os medicamentos do SUS. Nossa equipe fez a prospecção com as universidades e nesse momento estamos montando essa rede que é essencial para a ciência na Bahia, sobretudo na área da saúde”, destacou.

O evento contou com a presença da equipe da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que vai direcionar editais específicos para viabilização das atividades que serão fruto das parcerias com as universidades. Também participaram da programação representantes de outras universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Bahia, além do subsecretário estadual de Saúde, Paulo Barbosa, e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro.